quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Nenhuma frase me chamou tanto a atenção essa semana quanto a que eu li em um comentário de um video do Caetano Veloso : "Now, Brazil is free".
Será que esses jovens da Ditadura ja fizeram tudo e não deixaram nada pra gente?
Será que a "liberdade" que temos hoje é tão gratificante quanto a luta por ela?
A grande questão é : Será que o Brasil está tão bom assim, para os jovens simplesmente sentarem-se na frente do computador e resumirem-se a isso?
Cada um fazendo o que gosta, sem lutar por um ideal. Não vou discutir o termo “liberdade” pois não acredito que ele já tenha sido realmente vivenciado por alguém. Então , qual é essa liberdade pela que tanto lutavam e agora conseguiram? A liberdade de expressão, muitos me responderão. Claro,agora posso postar no Twitter tudo que eu quero. E o que mais? Posso colocar um cartaz na frente da minha casa dizendo qualquer coisa ofensiva a algum político. Posso me reunir com meus amigos para discutir o governo sem me esconder.
Eu POSSO tudo isso. E agradeço muito a todos que lutaram para isso acontecer. Mas por que não vejo isso acontecer? Por que ninguém dá retorno ao que fizeram? Os jovens estão muito ocupados descrevendo o que estão fazendo no computador, ocupados lendo histórias fantasiosas sem nenhuma idéia de moral ou ética, substituindo suas vidas pacatas e fúteis para entrar em um romance com um vampiro que não se alimenta de sangue. Voar em vassouras em uma escola em que você é especial e tem que vencer o mal para sobrevir. Ouvindo musicas que mostram a futilidade em que vivem como algo muito “style”, sem depender de um senso crítico musical.
A partir de 64, jovens de 16,17 anos eram praticamente independentes. Se reuniam, quando possível, com amigos para discutir seu futuro, analisar o que estava errado e o que tinham que fazer para mudar. E mudaram. Mas depois que esse objetivo maior foi alcançado, os outros problemas foram deixados de lado e a juventude não continuou.
Os adolescentes não vêem solução para o que está acontecendo. Muitos não sabem ou não percebem o que está acontecendo. Notícias escandalosas sumindo do nada, propagandas mostrando um país imaginário. Escondendo o lado que não sabe que está sendo escondido por não ter televisão. Mostrando uma África com fome e escondendo um nordeste miserável. “O que tem La pra cima mãe? Acarajé filha. Baianas e acarajé. E o que tem aqui em porto alegre? Ah, um shopping novo que estão construindo ali na Assis Brasil.”
Estão todos vendo o que a tv mostra. Se não é uma imagem de um país industrializado é uma repórter burra difamando a imagem do país para o exterior. E quando temos a oportunidade de mudar algo, como nessas eleições, na hora de escolher o candidato pela televisão, aparece uma criatura dizendo apenas seu nome e seu número ou criando bordões que passam a tarde inteira sendo tocados na rua . Eleição não é uma gincana. Só um rostinho bonito não serve para governar o país.
Eu pensei que nunca fosse dizer isso, mas: eu amo o Brasil. Amo o meu ideal de Brasil e vou lutar por ele. Brasileiros tem que viver no mesmo país. A desigualdade só acontece porque deixam acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário